Sesc Franca

Concurso de instalação social e cultural

Cliente: SESC | Arquitetura: Triptyque
Superfície: 20.229 m² | Terreno: 20.229 m²
Cidade: Franca | País: Brasil
Anos: 2012

A criação de um novo centro SESC Franca vai além de uma simples instalação social e cultural. Fomos confrontados com uma questão fundamental de planejamento urbano, a construção sustentável em todos os sentidos: enérgica, ecológica, mas também social. Para isso, propusemos uma solução ambiciosa para este projeto.

Três idéias principais impulsionaram o projeto: a sutil inserção no ambiente natural, a otimização dos conceitos bioclimáticos aplicados à arquitetura, uma ‘urbanização’ dos programas, e os ‘atritos’ dos programas gerando socialização e sociabilidade.

Graças a esta “explosão programática” em pequenas unidades arquitetônicas, o complexo pode ser inserido no terreno, respeitando sua topografia e altitude. O parque proporcionará um passeio entre as pequenas unidades, o que vai oferecer ventilação e iluminação natural.

A integração do terreno é um dos maiores desafios deste projeto devido à grande diferença de níveis e à particularidade da topografia. Procuramos aproveitar estas características para distribuir os programas por nível, ajustando-os ao terreno. Ao fragmentar o grande complexo SESC Franca em entidades menores, reduzimos o impacto da construção; e ao evitar cavar o solo, otimizamos os custos e reduzimos a interferência com o ambiente natural.

Diretor Geral : Luiz Trindade | Chefe de projeto: Ricardo Innecco | Créditos: IMAGINE, Ricardo Innecco

Hide picture