Les Jetées

Uso misto

Cliente: Prefeitura de Huningue | Arquitetos: Triptyque + Pietri Architectes + Nicolas Laisné Associés
Superfície: 30 200 m² | Terreno: 14 350 m²
Cidade: Huningue | País: França
Anos: 2016-2024

Esta competição ganha pelas três agências e apoiada pela Constructa é parte do projeto 3Land: em 2012, as cidades de Basileia (Suíça), Huningue (França) e Weil-am-Rhein (Alemanha) assinaram um acordo de planejamento urbano conjunto com o objetivo de criar um verdadeiro bairro fronteiriço. Neste contexto, o projeto 3land prevê a criação de um centro de habitação, lazer e turismo em Huningue. O local à beira do rio foi identificado como um ponto de ancoragem para este novo centro.

A localização na margem do rio, de frente para as três fronteiras, representa uma oportunidade única para a cidade de Huningue abrir seu centro ao rio, mas também para fortalecer sua posição na aglomeração de Basileia – com as cidades de Basileia (Suíça), Huningue (França) e Weil-am-Rhein (Alemanha), com 7.000, 30.000 e 165.000 habitantes, respectivamente.
Cientes da oportunidade deste local, os arquitetos das agências Laisné Roussel, Pietri Architects e Tryptique realizaram um projeto ambicioso para este concurso internacional, com o objetivo de tornar este novo bairro fluvial um lugar privilegiado para se viver, o mais próximo possível do Reno, onde haverá um grande número de residências com vistas excepcionais, assim como lojas, escritórios e áreas de lazer.

O conceito arquitetônico e paisagístico do projeto foi guiado por três ambições: abrir Huningue ao rio criando uma nova relação com a água, colocar a cidade na aglomeração da Basileia com um projeto emblemático e oferecer ao povo de Huningue um novo e excepcional lugar para viver no coração da rede verde. Cada edifício, ao mesmo tempo em que afirma sua singularidade, contribui para a realização deste projeto para a cidade.

Les Jetées abre a cidade de Huningue ao Reno, não apenas expandindo o centro da cidade até as margens, mas também entrelaçando a cidade e o rio, o denominador comum das três cidades, para criar um verdadeiro bairro fluvial emblemático, o cruzamento dos três países.

Diretor Geral: Morgan Rapy | Chefe de Projeto: Damien Murat | Créditos: +IMGS

Hide picture